quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Por dentro do Xadrez

      O Pequi Cultural entrevistou nesta semana, o jovem João Paulo Rosa, de 19 anos, campeão do campeonato goiano de xadrez, categoria sub-20 deste ano. Leia mais a entrevista feita pela jornalista Nathália Peres.
 
João Paulo, campeão goiano sub-20 - primeiro à direita.
(Fonte: Divulgação)
Pequi: Quando começou a jogar xadrez e onde surgiu o interesse pela pratica?
João Paulo: Comecei a jogar com cinco anos, através do meu pai que já sabia jogar um pouco.

Pequi: Da onde surgiu o interesse em disputar em campeonatos?
J.P: Com oito anos de idade comecei a disputar torneios para colocar o que tinha aprendido em pratica, para conhecer diversas pessoas e por ter também premiações no meu primeiro torneio. No meu primeiro campeonato joguei cinco partidas e ganhei só uma. Já no segundo fui campeão invicto.

Pequi: Em que a prática do xadrez influencia no seu cotidiano? A prática melhorou a sua capacidade cognitiva?
João Paulo Rosa e Felipe Pereira da Silva ,
campeão e vice campeão goiano de xadrez
J.P: O xadrez ajuda a desenvolver um melhor raciocínio lógico tanto na escola quanto no dia-a-dia, e ajuda na vida, pois no jogo é necessário fazer escolhas como na vida. Se fizermos escolhas eradas nós não ganharemos a partida, e se fizermos escolhas erradas na vida poderemos criar grandes dificuldades.

Pequi: Que dica você daria para quem quer começar a praticar o xadrez?
J.P: Hoje com a tecnologia ficou muito fácil aprender jogar xadrez, pois existem diversos vídeos que ensinam de forma pratica a jogar. Minha dica é comece que você vai ver como o xadrez é um jogo mágico.

Pequi: No seu ponto de vista, há alguma faixa etária que pratica mais o jogo de tabuleiro? E por quê?
J.P: Não há uma faixa etária determinada. O jogo de xadrez é para todos, existem diferentes níveis, mas não há uma faixa etária definida.


João Paulo em uma disputa de xadrez com 
seu irmão, Paulo Estevão Rosa.

Pequi: Nos conte um pouco sobre é como ser campeão do campeonato sub- 20.

J.P: Já conquistei vários títulos e boas colocações, disputei o campeonato de xadrez pan-americano da juventude no Rio de Janeiro e também o mundial de xadrez por categoria. Através do xadrez, conheci vários estados e cidades e dois países. E este ano fui campeão Goiano sub 20, fiquei muito feliz com o prêmio porque ganhei o direito de defender Goiás no campeonato brasileiro sub 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário